Tempo Livre e Liberdade Financeira. O Que São Ativos e Passivos?

Compartilhar

Tempo livre e liberdade financeira: dois fatores que dependem de como você ganha e gasta o seu dinheiro, certo? Então é muito importante que você saiba diferenciar ativos e passivos! Entenda porquê.

3) COMO VOCÊ GANHA E GASTA O SEU DINHEIRO?

Criar um ativo é uma forma de gerar renda passiva, ou seja, como usar o seu dinheiro e como fazê-lo trabalhar para você.

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS

ativos e passivos

Antes, veja se sua mente ainda está no passado.

As mudanças hoje em dia são maiores e mais aceleradas do que há poucos anos.

Apesar das aparências externas não demonstrarem essas transformações, o sistema está mudando a passos largos, e as formas de se gerar renda estão sendo adaptadas diariamente.

RECEBA GRATUITAMENTE AS NOSSAS SUPER DICAS

Alguns exemplos para ilustrar essas mudanças:

  • As reformas trabalhistas do último ano (2017) estão tirando garantias e postos de trabalho.
  • Hoje uma empresa não pode ficar de fora da Internet. Além disso, precisa competir com outras que operam diretamente pela rede (por aplicativos ou sites) como Airbnb, Uber, IFood, Magazine Luiza, TripAdvisor, entre tantas outras, que prestam os mesmos serviços que muitas empresas “ainda físicas”, ou seja, as que mantêm os velhos padrões de gastos com estrutura física.
  • A tecnologia está invadindo há décadas os postos de trabalho que antes eram ocupados por humanos (você entende isso quando liga para o seu banco ou uma empresa grande).
  • Os shoppings estão perdendo visitas porque muitas pessoas estão comprando pela internet.
  • Até astros da televisão e do cinema estão perdendo fãs para pessoas “comuns” do YouTube.

Bom, se você ainda estiver pensando como lhe ensinaram no passado, que aquelas informações aprendidas são suficientes para sua sobrevivência, então você precisa rever seus conceitos.

ativos e passivos

Vemos muitas pessoas que dependem do emprego para sobreviver e quando o perdem por algum motivo, vão em busca de outro, em uma roda interminável de dependência.

A liberdade financeira jamais chegará porque elas não fizeram nada de diferente para que isso aconteça.

A nossa educação de massa instaura em nós o medo de sermos diferentes, e impede que muitas pessoas procurem novas formas e ferramentas para resolver os seus problemas.

ativos e passivos

Outro exemplo, a faculdade.

Longe de mim dizer que não vale a pena estudar!!

Ao contrário, acredito que o conhecimento seja a base de tudo, porém a forma como se enxerga o caminho à frente é que está limitada.

As pessoas passam anos na faculdade e quando vão buscar um emprego se deparam com salários baixos.

À espera de uma promoção, entendem que nosso país (e o mundo) não promove ninguém que não tenha dinheiro para investir.

Para problemas contemporâneos, temos que achar soluções contemporâneas.

Estamos na era da informação (também conhecida como era digital, ou era tecnológica), então precisamos encontrar soluções que não estejam aliadas aos processos antigos de como ganhar dinheiro e buscar respostas atualizadas para como se ganha e como se gasta o dinheiro.

Agora vou tentar explicar para você o que são ativos e passivos.

Aqui você tem acesso a todos os artigos do nosso site

Venha fazer parte de uma comunidade que não para de crescer!

Acesse e comente de maneira fácil e prática, todos os nossos artigos e vídeos clicando no grupo.

ativos e passivos

Entenda o que são Ativos e Passivos

Primeiramente, você precisa se preocupar com a sua maior riqueza: a sua educação.

Começamos por ativos e passivos que são conceitos antigos, todavia, muito úteis para você entender como alcançar a liberdade financeira.

ativos e passivos

Ativos

Um ativo, a grosso modo, é tudo aquilo que continua gerando renda mesmo muito tempo depois de você ter investido tempo, esforço e dinheiro para construí-lo.

Ele gera renda passiva, ou seja, você não precisa estar presente o tempo todo trabalhando nele para que gere lucro.

Assim, ativos são investimentos que podem ter como objetivos a geração de renda, a reserva financeira ou crescimento.

Exemplos de ativos são: fundos imobiliários, ações, títulos públicos, mercado de opções, um negócio de marketing de rede entre outros.

Para aprender a ganhar e a multiplicar o dinheiro, você precisa investir tempo e esforço na sua educação financeira.

Não adianta nada ganhar rios de dinheiro, se você não sabe ou não se preocupa em multiplicar e reter uma parte dos seus ganhos.

Muitas pessoas que ganharam na loteria voltaram a ser pobres porque não souberam lidar com o dinheiro, e não sabiam a diferença entre ativos e passivos.

Então a questão não é como ficar rico rapidamente – esqueça essa ideia. A questão é: como posso cuidar da minha alfabetização financeira?

Passivos

Importante: não confundir com renda passiva!! Um Ativo gera renda passiva e um Passivo gera gastos. 

Às vezes gastamos anos da nossa vida investindo numa casa própria e num carro novo. Só que uma casa financiada e um carro novo (seja ele financiado ou não) são tipos de “passivos”. Eles são uma espécie de sanguessugas que drenam uma grande parte do seu dinheiro.

As pessoas recorrem a financiamentos, empréstimos e cartões de crédito achando que é a solução para os seus problemas. Não percebem que estão se metendo numa armadilha e que uma vez presos nela, é difícil sair.

Geralmente um salário alto representa mais gastos, e dificilmente se guarda uma parte desse dinheiro para reinvestir em alguma coisa que traga um lucro real a longo prazo.

Somos os mestres do imediatismo e dos projetos a curto prazo sem perceber que uma vida planejada, pode ser menos ansiosa, e com menos medo.

O que falta, além de saber como ganhar dinheiro na era das mudanças é saber como gastá-lo, retê-lo e multiplicá-lo.

Conclusão

Por isso é fundamental que você conheça a diferença entre um ativo e um passivo, e uma vez que você consiga entender a diferença, se concentre na construção de um ativo.

As pessoas que têm muito dinheiro e sabem como aumentá-lo, constroem ativos porque sabem que esse é o agente multiplicador que vai gerar mais lucro.

Eles inclusive reinvestem os seus lucros, fazendo com que o dinheiro cresça ainda mais.

E as pessoas que têm pouco dinheiro? Podem construir um ativo com baixos custos e contando apenas com o próprio trabalho?

Sim!

Um ativo pode ser construído a um baixo custo, muito trabalho, determinação e comprometimento, podendo gerar uma renda capaz de comprar outros ativos, dando-lhe tempo livre e liberdade financeira.

Para começar, concentre-se em reduzir os seus gastos.

Saia do jogo “do curto prazo” para entrar no jogo “do longo prazo”.

É como plantar uma árvore:

você a rega durante alguns anos, e então, um dia, ela não precisa mais ser regada. Suas raízes são suficientemente profundas para que essa árvore lhe proporcione frutos e sombra o resto da sua vida.

Aqui no Você Um Grande Negócio fornecemos material para você entender ativos e passivos, como transformar sua mentalidade e adquirir novos conhecimentos.

O fundamental é entender que abrir a cabeça e pensar a longo prazo são as melhores formas de garantir um futuro próspero. Mesmo que você tenha pouco dinheiro para investir, é possível conquistar a sua liberdade.

Venha com a gente!

Até o próximo artigo.

Fontes:

Ross, Stephen A., et al. Administração financeira. AMGH Editora, 2015.

Cherobim, Ana Paula, Antonio Lemes, and Claudio Rigo. Administração financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras. Elsevier Brasil, 2017.

Santos, Flávia Karla Gonçalves, et al. “Conceitos e Fatores Determinantes para o Alcance da Produtividade.” Congresso Gestão Negócios TI–CONGENTI. Vol. 1. No. 1. 2017.


Compartilhar

1 comentário em “Tempo Livre e Liberdade Financeira. O Que São Ativos e Passivos?”

Comentários

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

WhatsApp chat
%d bloggers like this: