Perfil do Empreendedor. Como Conseguir Um?

Compartilhar

Neste artigo vamos analisar mais a fundo o perfil do empreendedor e encorajá-lo a conseguir todas as qualidades necessárias para se tornar um profissional independente.

Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional não começam na escola. Pense um pouco: educação de massa, estrelinhas e troféus?

Quantos profissionais de sucesso você ouviu falar que não eram bons alunos na escola?

Para planejar seu futuro precisamos começar por encarar as limitações do ensino tradicional.

Aqui você tem acesso a todos os artigos do nosso site

Venha fazer parte de uma comunidade que não para de crescer!

Acesse e comente de maneira fácil e prática, todos os nossos artigos e vídeos clicando no grupo.

perfil do empreendedor

Não negamos a importância da formação acadêmica.

O problema é que a maioria das escolas se baseia em modelos preestabelecidos, em métodos que adequam o estudante ao mercado de trabalho tradicional.

E onde fica o empreendedor?

RECEBA GRATUITAMENTE AS NOSSAS SUPER DICAS

A visão de futuro, a liderança, a comunicação, o trabalho em equipe visando resultados, a transcendência para o sucesso e ainda, o desenvolvimento de capacidades internas como autoconfiança, poder de transformação e outros, tão necessários ao planejamento do futuro profissional que quer ser dono do próprio nariz?

Quebre os seus próprios limites e projete aquilo que você quer ser. Sua prosperidade depende somente de vontade e ação.

Leia o artigo completo abaixo para conhecer mais 10 Características do Perfil do Empreendedor, segundo as pesquisas mais importantes dos últimos tempos.

  • Qual é o tamanho do seu sonho?
  • Qual é a magnitude do seu projeto?
  • Quais são os seus reais objetivos, sem falsa modéstia?
  • Você se acha capaz de realizar seja lá o que idealizar?

Se você não conseguir responder essas perguntas, fique tranquilo, você não é o único, é o efeito colateral da exposição à educação de massa.

perfil do empreendedor

Criatividade – Perfil do Empreendedor Visionário

Pense agora sobre o que você escutou relacionado ao planejamento de carreira e sucesso profissional. Alguém deixou você ser criativo depois dos cinco anos? Ou disseram que você deveria escolher uma profissão e se preparar para a faculdade?

A criatividade, embora seja fundamental para desenvolver novos processos, não é recompensada (pelo menos não como deveria) pelo sistema de ensino tradicional. Ele premia a obediência com estrelinhas e troféus em detrimento da individualidade e a autenticidade do indivíduo.

Alguns podem falar que é um mal necessário, mas o fato é que acaba sendo contraproducente a longo prazo. Dê uma estudada nas pessoas que se destacaram da multidão, a imensa maioria não tem nada de especial a não ser a própria visão, o próprio sonho e a determinação de realizar esse sonho.

Eles foram além do imaginado por todos e por isso ganharam um papel de destaque. Não estou falando de fama, não estou falando de ganhos financeiros, nada disso. Estou falando da quebra dos próprios limites e paradigmas e o quanto você está disponível para o novo, para o desconhecido.

No que se refere ao sucesso, as pessoas não são medidas pelos diplomas escolares que possuem, e sim pelo tamanho dos seus pensamentos e ideias.

Eles são o estopim que pode disparar uma reação em cadeia capaz de transformar vidas, o que nos leva automaticamente a analisar as palavras que falamos, inclusive para nós mesmos.

O que escutamos normalmente é que “não somos bons o bastante, “precisamos melhorar”, “você não é muito bom nisso…” e por aí vai.

As palavras são a matéria prima do pensamento, elas criam quadros e imagens na mente de quem as escuta ou lê, e aqueles que pensam “fora da caixa”, são especialistas em criar quadros promissores para si e para os outros.

Como você se vê daqui a cinco anos?

Melhor ainda, em qual patamar de realização você quer se encontrar daqui a cinco anos?

Esqueça a sua situação atual e projete aquilo que você quer ser, pois é desse jeito que o mundo vai lhe ver.

Estudos Sobre o Perfil do Empreendedor

O famoso psicólogo David C. McClelland, pesquisador de Harvard estudou cientificamente o comportamento humano e a relação com o progresso econômico (1961).

Para nortear o estudo ele criou o conceito “necessidade de realização”, que significa que indivíduos com maior ou menor senso de realização/motivação estariam afetando o progresso como um todo, em uma grande escala mensurável.

O resultado mostrou que pessoas com elevada necessidade de realização executam tarefas em prazos assustadores, destacando-se em melhor desempenho do que os demais.

As conclusões do psicólogo nos deram a oportunidade de entender com clareza que uma pessoa motivada é um importante fator que afeta o índice de desenvolvimento econômico.

McClelland estudou em pormenores as origens de necessidade de realização, da mesma forma como verificou as diferenças entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos. As semelhanças que a pesquisa revelou deram origem à base do comportamento empreendedor.

Traçando o perfil do empreendedor com um super questionário em 34 países (1972), até hoje é considerada uma das mais importantes pesquisas feitas no ramo. Siga lendo para ver a seleção de características do perfil empreendedor segundo as pesquisas de McClelland.

As 10 Características do Empreendedor para ajudar no Planejamento de Carreira e no Sucesso Profissional

perfil do empreendedor

1 – Oportunidades e iniciativas

2 – Exigência de qualidade e eficiência

3 – Persistência

4 – Independência e autoconfiança

5 – Correr riscos calculados

6 – Buscar informações

7 – Estabelecimento de metas

8 – Planejamento e monitoramento

9 – Comprometimento

10 – Persuasão e redes de contatos.

O quadro a seguir é o resultado de uma pesquisa bibliográfica intensa sobre Evolução das Características Empreendedoras de 1983 a 2010, apresentada no XXXV Encontro da ANPAD, em setembro de 2011.

O objetivo foi investigar a evolução das características empreendedoras citadas por diversos autores.

perfil do empreendedor

perfil do empreendedor

Perfil do Empreendedor Contemporâneo

perfil do empreendedor

Estamos hoje caminhando, cada vez mais velozes, rumo à mutação das relações humanas. Com o advento das redes sociais e o acesso à Internet, é necessário observarmos como essa combinação afeta o nosso planejamento.

O planejando de carreira de um empreendedor de sucesso não pode excluir as novas premissas da inter-conectividade. Juntos, somos os empreendedores contemporâneos do século XXI.

Aqui no Você_Um Grande Negócio buscamos nos aproximar das qualidades e dificuldades do outro. Consideramos que o planejamento de uma carreira bem-sucedida deve começar por transformar/delinear o seu próprio perfil de empreendedor.

Nós trabalhamos com empresas parceiras que buscam a evolução de todos os indivíduos e o trabalho em equipe é a grande força motora.

Habitue-se a valorizar as coisas, a valorizar as pessoas e, sobretudo, a valorizar a si mesmo.

Encare seu trabalho como uma coisa grandiosa. Pense nele como algo realmente importante, ele é a plataforma onde você vai edificar e treinar as suas habilidades.

Repare que não estou falando em emprego, é o seu trabalho de vida que importa. Suas conexões, dedicação e contribuições voluntárias para com o outro.

Encare o perfil do empreendedor contemporâneo como qualidade a ser alcançada ou aperfeiçoada. Lembre-se que a nossa mentalidade atual funciona em conjunto, então conte conosco para qualquer questão que venha a ter!

Tudo está conectado! Tudo é uma coisa só!

Isso vai ajudar a não pensar em trivialidades e a se concentrar em objetivos realmente grandiosos, para que não se envolva em questões insignificantes. Junte-se a pessoas edificantes, que se ajudam mutuamente e acreditam que o sucesso do outro, é também o seu.

Tenha como ponto central da sua vida os seus valores positivos; com eles norteando o seu caminho nunca haverá frustração, nunca haverá derrota e sempre haverá crescimento.

“Engrandeça-se Pensando Grande!” David j. Schwartz

Assista ao Vídeo Exclusivo sobre esse tema

9) PROJETANDO AQUILO QUE VOCÊ QUER SER.

Áudio do Vídeo Disponível Embaixo:

Fontes:

FILARDI, F. et al. Desde os primórdios até hoje em dia será que o empreendedor ainda faz o que schumpeter dizia? evolução das características empreendedoras de 1983 a 2010. DataGramaZero, v. 12, n. 6, p. A03, 2011. Disponível em: <http://www.brapci.inf.br/v/a/11504>. Acesso em: 02 Jan. 2018.

Frazão Silva, Lucas, Lorençato Bassani, Carolina, Evolucionismo: a face oculta do empreendedorismo. BBR – Brazilian Business Review [en linea] 2007, 4 (Enero-Abril) : [Fecha de consulta: 2 de enero de 2018] Disponible en:<http://revele.com.veywww.redalyc.org/articulo.oa?id=123016619004> ISSN

 


Compartilhar

3 comentários em “Perfil do Empreendedor. Como Conseguir Um?”

  1. Parabéns Yasser Alejandro.
    Este resumo do seu trabalho, incluindo o vídeo 9, traz pra gente diretrizes para avançar e fortalecer um trabalho produtivo e promissor. Aqui está a coluna central para o crescimento proficional e uma vida de sucesso.
    Sou grato por essa oportunidade que você nos trás para direcionar nosso esforços e mostrar um Norte para as mais sonhadas realizações.
    Quero frizar seu trabalho forte e incansável nas pesquisas e aprimoramento dos CONHECIMENTOS, trazendo vantagens para nós seus seguidores que levariamos anos para adquiri–los, podedendo ainda perder o time das oportunidades.
    Um forte abraço!

    • Obrigado Davi!
      É um prazer imenso quando alguém manda uma mensagem como essa. Nós estamos sempre trabalhando para deixar a nossa contribuição no desenvolvimento das pessoas que se interessam em empreender, trabalhar e elevar o nível de produtividade. Continue acompanhando o nosso conteúdo, vem muita coisa boa por aí!

      Dia 10 de setembro começamos com uma nova serie de artigos (e vídeos). Será um dia “comemorativo”, um dia em que lançaremos 3 artigos um deles, explicando um tema polêmico porém acho que conseguimos expor da maneira correta para que os apreciadores do nosso conteúdo, tirem as suas próprias conclusões.

      Um abraço! Obrigado por ter dedicado uma parte do seu tempo para deixar o seu comentário.

Comentários

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

WhatsApp chat
%d bloggers like this: