Como Funciona o Marketing de Relacionamento ou Multinível Como Canal de Distribuição e Vendas?

Compartilhar

37) Como Realmente Funciona o Marketing de Relacionamento ou Multinível?
Áudio do Vídeo Disponível Embaixo:

Marketing de rede, marketing multinível, marketing de relacionamento… Como surgiram esses nomes e como funciona exatamente esse canal de distribuição?

Para começar quero deixar bem clara uma coisa: 

O marketing de rede é uma estratégia de marketing, e como toda e qualquer estratégia de marketing foi idealizada para ampliar a visibilidade, gerar e aumentar as vendas de um produto ou serviço.  

Diz a lenda que marketing multinível foi o rótulo inicial que recebeu este canal de vendas.

Esse nome descreve os planos de recompensas que pagam comissões aos seus distribuidores, pelas vendas feitas em “múltiplos níveis” ou “múltiplas camadas”. 

O marketing de rede ou multinível é um sistema legal para comercializar produtos através de múltiplos níveis de distribuição e vendas.

Os empreendedores associados compram a preço de atacado e atuam como intermediários entre o fabricante e o consumidor que dependendo da estratégia de vendas do empreendedor, pode até se beneficiar comprando também a preço de atacado. 

Se você é daquelas pessoas mais organizadas, criar um meio de poupar, deve ser quase sempre a primeira coisa que vem a cabeça para se sentir seguro e amparado, na hora que precisar.

Isso é ótimo!

Poupar é importante, mas procurar meios de ganhar mais dinheiro é fundamental para uma vida realizada e próspera.

Lembre-se que como abordado em artigos anteriores, é a construção de ativos o que vai lhe proporcionar a renda necessária para a sua liberdade financeira.

marketing vendas como funciona Possuir um negócio de venda direta que usa o marketing de relacionamento para alavancar a comercialização de produtos e serviços, é possuir um ativo.  

Desde os seus primórdios este caminho de compartilhamento e vendas, tem recebido muitos nomes: marketing boca a boca, distribuição de pessoa para pessoa, amigos que fazem negócios com amigos, marketing conversacional, distribuição interativa, marketing pessoal, marketing de relacionamento e por aí vai. 

Eu gosto do termo marketing de relacionamento porque ele destaca apropriadamente, a comunicação e a construção de relacionamentos interpessoais.

Este é o alicerce que me estimula a criar e desenvolver um negócio usando todas as ferramentas disponíveis, para estreitar laços e ajudar as pessoas com poucos recursos para empreender. 

A economia global e multicultural, e a satisfação dos consumidores através de um serviço eficiente, depende cada vez mais disso:

RELACIONAMENTO! 

Ele cria confiança, reputação, senso de comunidade e pertencimento, facilita o intercâmbio de informações que podem ser determinantes para a sua prosperidade econômica, e representa uma conexão entre as partes envolvidas, num processo muito diferente do que simplesmente vender uma mercadoria.

Agora vamos ao como funciona.

Como Funciona?

Essa forma de construir negócios, deixa uma série de relacionamentos interconectados em seu caminho, criando parcerias em vez de uma compra vazia e sem propósito. 

A venda direta e o marketing de relacionamento tem como propósito em comum  gerar vendas, mas estes canais de distribuição e comercialização tem algumas diferenças entre si. 

Quais são essas diferenças? 

Para mim esta é uma das perguntas mais desafiadoras de serem respondidas, porque eu não consigo enxergar o marketing de relacionamento sem a venda direta.

Mas como tenho recebido tantos pedidos para respondê-la, decidi me aventurar nessa tentativa.

Venda Direta

A venda direta é mais focada em concretizar uma operação venda.

O objetivo principal do contato é conseguir um convite para realizar uma apresentação do produto ou serviço, na casa do consumidor. 

A apresentação está desenhada para expor as características do produto ou serviço, e responder perguntas de caráter informativo ou mesmo motivacional.

Depois de ter respondido as perguntas, é de vital importância fechar a venda e receber o pagamento. 

A venda direta geralmente paga uma única comissão pela venda realizada. 

Marketing de Relacionamento

Destaca o compartilhamento de informação para construir e desenvolver um relacionamento pessoal, capaz de se manter ao longo do tempo.

Funciona da seguinte fora, o profissional do marketing de relacionamento interage com familiares, amigos, conhecidos e novos contatos, que provavelmente se tornarão novos amigos.

Um dos objetivos do profissional é apresentar informações relevantes sobre o produto, para que as pessoas o experimentem de alguma forma.

Esse processo é focado no desenvolvimento das relações interpessoais, para fidelizar os clientes indo além da venda inicial.

O marketing de relacionamento proporciona para o empreendedor independente, a oportunidade de desenvolver uma organização de vendas, na qual o distribuidor pode ganhar comissões sobre as vendas geradas pela rede que ele construiu, treinou e capacitou.

O distribuidor líder de uma organização desenvolve negócios, aconselha o seu grupo, e é responsável por associar, qualificar, e apoiar os membros da sua equipe.    

O marketing de relacionamento além de pagar uma comissão pela venda realizada diretamente ao consumidor, também paga comissão pelas compras recorrentes do consumidor que está cadastrado na sua rede comercial. 

Os empreendedores independentes que treinam e capacitam grandes organizações, ganham comissões por todos os grupos que estão vinculados a eles, e que de alguma forma ajudaram a desenvolver.

Entendeu como funciona?

Conclusão

Evidentemente o processo de venda direta está em constante evolução e hoje já existem algumas técnicas que tem revolucionado essa arte.

Mas como falei anteriormente, não consigo ver a venda direta sem a sua genial estratégia de marketing para alavancar as vendas. 

Dentro da longa estrutura de recompensa do marketing de rede, cada empresa tem o seu próprio plano de compensação, para pagar aqueles distribuidores que trabalham e obtém resultados. 

A função do marketing de relacionamento é acelerar o fluxo de produtos e serviços no mercado, usando a técnica de distribuição mais eficiente que existe, de maneira disciplinada, consistente e profissional. 

A comunicação boca a boca

A palavra “crise” não existe para as empresas sérias deste segmento.

Elas tem produtos diferenciados e por isso crescem em vendas e consumo.

Quem ganha com isso é o cliente recebendo um produto físico que pode tocar e usar imediatamente, causando um grande impacto psicológico na sua decisão de compra.

Alguns empreendedores por falta de conhecimento não sabem como funciona, não dedicam todo seu tempo e energia a construção do negócio.

Infelizmente as pessoas procuram atalhos e milagres através da internet, para ganhar dinheiro, e obviamente isso não existe. 

Mas se você como empreendedor independente focar no trabalho, e pegar carona tanto na estrutura sólida das empresas, como no suporte das equipes profissionais para ter uma boa formação e consequentemente bons resultados, verá que é possível criar bases fortes, para que a sua organização comercial finalmente floresça.  

Até o próximo artigo!  

Leitura relacionada para mais tarde


Compartilhar

Comentários

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: